Segurança da (sua) Informação é o Maior Ativo

Google (WALLET) já é processado

Posted by maiorativo em 29 de maio de 2011

SMS do @direitodopovo

A companhia de meios de pagamento eletrônicos PayPal, e sua controladora, o site de vendas on-line eBay, processaram o Google e dois de seus executivos na quinta-feira, 26, por violação de propriedade intelectual. As companhias acusam a ferramenta de buscas de ter usado seus segredos comerciais para o desenvolvimento do Google Wallet, o serviço de pagamentos móveis apresentado na quinta.

De acordo com o documento do processo, o Google deliberadamente contratou dois funcionários do eBay e do PayPal para que eles criassem uma ferramenta de pagamentos via celular. Na visão dos autores da ação, o site de buscas violou “regras de competição importantes” e deve ser punido. O Wallet foi apresentado ao mercado em parceria com o Citibank, MasterCard e a operadora Sprint (veja mais informações em “links relacionados” abaixo).

A acusação alega que o Google e o PayPal mantiveram “relações estreitas” entre 2008 e 2011. No período, negociaram a criação de uma ferramenta de pagamentos para a compra de aplicativos móveis na loja do Android, o sistema operacional do Google para dispositivos móveis. Entretanto, entre o fim do ano passado e o início deste ano, as discussões cessaram e dois executivos da empresa de pagamentos foram chamados para trabalhar no Google.

Os executivos acusados são Osama Bedier e Stephanie Tilenius. Bedier trabalhou no PayPal entre dezembro de 2002, dois meses depois de a companhia ter sido comprada pelo eBay, e janeiro deste ano, quando foi convidado para trabalhar no Google. Sua última função na empresa de pagamentos era a de vice-presidente sênior de plataformas, mobilidade e novos negócios, sendo o principal responsável por toda a área de pagamentos móveis – planejamento, estratégia, desenvolvimento de produtos, pesquisa etc. No Google, Bedier assumiu o posto de vice-presidente de pagamentos móveis.

Stephanie passou pelas duas impetrantes da acção. Esteve no eBay entre 2001 e outubro de 2009, e seu último cargo foi o de vice-presidente de produtos para a América do Norte do site de compras. No entanto, teve passagens por diversas áreas tanto no eBay quanto no PayPal, inclusive de vice-presidente de serviços comerciais da empresa de pagamentos – entre 2004 e 2008. Foi contratada pelo Google em fevereiro do ano passado para ser a vice-presidente de comércio eletrônico, e foi quem chamou Osama Bedier para trabalhar no site de buscas.

Pelo fato de os dois terem ocupado posições tão importantes dentro das duas empresas, o processo acusa o Google de tê-los contratado apenas por interesse nas informações comerciais que detinham. A prática é descrita como desleal e como “mau uso de segredos comerciais” pelos promotores do caso.

Fonte: TI Inside

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: