Segurança da (sua) Informação é o Maior Ativo

Dia da Internet

Posted by maiorativo em 17 de maio de 2011

SMS do @direitodopovo

Hoje, dia 17 de maio será comemorado o Dia da Internet. A Symantec reconhece a revolução que a rede provocou nos processos de comunicação e nas formas de fazer negócios. Hoje, milhares de páginas Web e redes sociais se transformaram no local perfeito para encontrar informações sobre produtos e empresas; bem como para compartilhar opiniões com milhões de pessoas que usam a Internet diariamente.

No entanto, com a popularidade da Internet, viu-se também um aumento no número de ataques cibernéticos acompanhado por novas tendências no cenário de ameaças. De acordo com o Relatório sobre Segurança na Internet da Symantec, o Brasil tem a maior porcentagem de atividades maliciosas na região da América Latina e é o líder da região em termos de spam.

Por isso, a Symantec antecipa as tendências e aponta as principais recomendações da para uma navegação segura.

TENDÊNCIAS

 Os invasores usarão, com mais frequência, as redes sociais como plataforma para distribuição dos ataques, aproveitando-se de sua popularidade.

 Em 2011, haverá ataques dirigidos mais sofisticados contra tipos diferentes de companhias – financeiras, multinacionais, pequenas e médias empresas e também contra órgãos governamentais, explorando as vulnerabilidades do tipo Zero-Day para colocar os sistemas de informação em risco.

 Os ataques de malware contra dispositivos móveis aumentarão, como consequência do maior uso e de sua popularidade crescente. O número de novas vulnerabilidades relatadas por dispositivos móveis passou de 115 em 2009 para 163 em 2010.

 As táticas da infecção usadas pelos ataques se concentrarão cada vez mais nas vulnerabilidades da plataforma Java e terão como objetivo a invasão dos tradicionais sistemas de informação.

 Os spammers e os invasores cibernéticos continuarão aproveitando-se de fenômenos sociais e eventos mundiais para gerar curiosidade entre os usuários e espalhar mensagens não desejadas que possam roubar informações, incluir links para software fraudulento ou direcionar os usuários para sites maliciosos. Alguns dos exemplos mais recentes estão relacionados com a morte de Osama bin Laden e com o Casamento Real.

RECOMENDAÇÕES

 Mantenha-se informado sobre as últimas técnicas usadas pelos cibercriminosos;

 Estabeleça políticas de segurança na Internet na empresa e em casa;

 Use uma solução da segurança completa e a mantenha atualizada;

 Utilize senhas compostas por uma combinação de números, letras e símbolos com oito caracteres no mínimo;

 Oriente os funcionários sobre as ameaças atuais, incluindo software fraudulento, phishing e os novos tipos de ataque;

 Evite abrir mensagens suspeitas ou de remetentes desconhecidos;

 Tenha cuidado ao clicar em anexos ou links incluídos em mensagens de correio eletrônico (é melhor digitar o endereço no navegador).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: