Segurança da (sua) Informação é o Maior Ativo

Symantec divulga principais previsões de segurança e armazenamento para 2011

Posted by maiorativo em 14 de dezembro de 2010

Computação em nuvem, virtualização, segurança móvel e mídias sociais devem ser o centro das atenções no próximo ano



SÃO PAULO – 14 de dezembro de 2010 – A Symantec Corp. (Nasdaq: SYMC) anuncia hoje suas previsões de segurança e armazenamento para 2011 com base em estudos e pesquisas. Atualmente, as organizações estão sobrecarregadas por volumes de dados que crescem exponencialmente. A cada dia, uma nova tecnologia é anunciada ao mercado com a promessa de tornar menores os custos associados a segurança da informação.

“Com a atual estagnação ou redução dos orçamentos de TI, é imperativo que as organizações extraiam mais valor de seus custos de TI”, afirma Steve Morton, vice-presidente de marketing de produtos corporativos da Symantec. “Ao compreender os desafios, riscos e ameaças, as organizações podem planejar e implementar iniciativas estratégicas de tecnologia, como virtualização, segurança móvel, criptografia, backup, recuperação e arquivamento de dados, e computação em nuvem, para proteger e gerenciar suas informações de maneira mais eficiente.”

Novas tecnologias, novos desafios

À medida que as tecnologias se tornam mais inteligentes e rápidas, as ameaças a esses ativos tecnológicos seguem o mesmo caminho. Por exemplo, a crescente adoção de dispositivos móveis inteligentes pelo consumidor, fará com que, cada vez mais, esses equipamentos entrem nas empresas pela porta dos fundos, atenuando os limites entre o uso profissional e pessoal, orientando novos modelos de segurança de TI em 2011.

O instituto de pesquisa IDC estima que, até o final do ano, as vendas de novos dispositivos móveis crescerão 55 por cento, e o Gartner projeta que, no mesmo período, 1,2 bilhão de pessoas estarão usando celulares conectados à Web com vários recursos. Embora os criminosos cibernéticos mostrassem pouco interesse nesses dispositivos móveis no passado, com o crescimento de modelos mais sofisticados e diversas plataformas móveis disponíveis no mercado, é inevitável que eles passem a mirar esses equipamentos em 2011 e que os dispositivos portáteis continuem crescendo como uma fonte de perda de dados confidenciais.

Falha na proteção de máquinas virtuais

Um desafio semelhante existe em relação à ampla adoção da virtualização. Embora muitas empresas acreditem que informações e aplicações instaladas em sua infraestrutura virtual estejam protegidas, muitos administradores de TI terão de enfrentar em 2011 a dura realidade da falta de proteção. A rápida adoção, a implementação fragmentada e a falta de padronização das infraestruturas virtuais continuarão expondo brechas na segurança, no backup e na disponibilidade dos ambientes virtuais. Embora a virtualização diminua os custos associados aos servidores, as organizações também percebem que aumentam simultaneamente os custos de gerenciamento e de armazenamento. E, sem um plano para proteger esses ambientes, elas poderão não obter o retorno total dos investimentos.

Ganhando controle sobre as informações

O crescimento desenfreado dos dados impede que as organizações gerenciem e recuperem dados com eficiência. Em 2011, os administradores de recursos de armazenamento terão que recuperar o controle sobre as informações, perder a mentalidade de “acumular coisas” e classificar quais informações são as mais importantes para fins de retenção. Caso contrário, os custos de armazenamento continuarão a subir rapidamente, e as organizações terão de enfrentar prazos muito extensos quando precisarem recuperar dados. Além disso, não serão capazes de cumprir normas de conformidade, incluindo leis de privacidade e e-Discovery.

A utilização das mídias sociais para melhorar a comunicação e a produtividade em toda a organização, mas também deve ser um fator complicador. As mídias sociais continuarão mudando a maneira como trabalhamos em conjunto em 2011, e as organizações de TI também precisarão compreender como proteger e gerenciar essas aplicações para quando for necessário recuperar e localizar informações de negócios que circulam por esses canais. O arquivamento de dados que trafegam por mídias sociais vai crescer em importância à medida que as empresas perceberem o poder dos negócios sociais, mas será preciso manter o arquivamento como uma forma de controle para reduzir riscos às informações.

Além disso, com dados cada vez mais “móveis” e menos centralizados, os cuidados devem crescer em 2011, levando as empresas a implementar cada vez mais tecnologias de criptografia, especialmente para dispositivos móveis.

A nova geração de data centers em 2011

Como as organizações continuarão a administrar recursos limitados em 2011 e, ao mesmo tempo, enfrentarão ameaças mais específicas e inteligentes, o departamento de TI precisará de uma abordagem mais estratégica e inovadora para a resolução de problemas. Ainda que o software continue orientando a inovação, o ano de 2011 trará novos modelos de solução em resposta à demanda dos clientes que precisam simplificar as operações de TI. A computação em nuvem, os serviços hospedados e novos appliances são exemplos de modelos cada vez mais atraentes que vão mudar o atual cenário dos data centers, oferecendo às organizações mais flexibilidade e facilidade de implantação.

As organizações vão explorar nuvens públicas e privadas à medida que estas se tornem mais disponíveis no próximo ano. Também surgirão ferramentas para gerenciar novos e complexos ambientes de armazenamento e ajudar os administradores de TI a entender melhor e capturar informações sobre dados não estruturados que residem nas nuvens. Isso permitirá que a TI usufrua integralmente os benefícios da nuvem e tenha relatórios inteligentes de gestão. Clientes que optarem por usar os serviços de mensageria na nuvem também descobrirá que podem reduzir os custos associados ao processo de localização de informações, mantendo seus arquivos internamente. Esse modelo de arquivamento híbrido permite que as organizações usem serviços hospedados de mensageria, conservando localmente os arquivos. Dessa forma, podem combinar e-mail com outras fontes locais de conteúdo, como PSTs, mensagens instantâneas e SharePoint, que são relevantes para o processo de e-Discovery.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: